Ao longo da nossa investigação detectámos que a mesma, possuí um baixo nível de escolaridade, não valorização dos saberes escolares e algumas situações de absentismo. Detectámos que tal facto, não se deve somente às dificuldades de integração social e discriminação étnica. Mas também à falta de condições básicas detectadas. Neste contexto a comunidade dos Caliços apresenta carências de condições de habitabilidade básica, tal como ausência de água, luz e saneamento básico que se inscreve nas problemáticas da pobreza e exclusão social. Problemáticas maioritariamente derivadas da condição social/económica das comunidades, esta apresenta na sua maioria um elevado índice de desempregados, ou que exercem trabalhos sazonalmente. Geralmente nos sectores mais desqualificados ou mesmo marginais da economia e se encontram dependentes do rendimento social de Inserção. A ausência do exercício de cidadania é outra problemática evidente e detectada nos comportamentos sociais manifestados por esta comunidade. Impossibilitando-os a mudança e sucesso, manifestando-se consequentemente no insucesso escolar, pessoal e laboral que está directamente implicado com o factor de pobreza e exclusão social geracional.
Detectámos ainda que o baixo nível escolaridade deve-se, por parte de alguns elementos da comunidade cigana, à cultura de que são hereditários e que teimam em preservar, neste contexto o género feminino é sempre mais difícil de se desenvolver, uma vez que na cultura cigana depende do consentimento do homem e a organização social está bem definida, com a mulher representando um papel inferioridade ao do homem. Foi visível que a falta de certificação de escolaridade pertencia ao grupo feminino.
A discriminação étnica foi também outra problemática detectada, uma vez que esta os dificulta a sua integração escolar e profissional.
Após um aprofundamento metodológico, ressaltou de forma predominantemente a ausência e necessidade um modelo educacional, adaptado, direccionado a esta comunidade respeitando os seus valores e tendo em conta as suas potencialidades. Uma vez que, toda a comunidade mostrou interesse em aprender, desenvolver capacidades, crescer, de forma a uma integração social válida e sustentável enquanto cidadão que é pertencente a uma sociedade.
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